sexta-feira, 3 de abril de 2015

Páscoa! Quero meu chocolate!

Olá gente linda! Tudo bem com vocês?

Então, dando uma pausa nas nossas entrevistas especiais, vamos falar sobre esse período tão esperado pelas crianças e alguns adultos também: PÁSCOA! Pois é... muita gente espera o "feriadão" de páscoa para descansar, viajar e até mesmo ganhar e comer chocolates, mas o correto não é tão fácil e simples assim não.

Vamos entender o significado de Páscoa:
A palavra "páscoa" deriva do hebreu "peschad", do grego "paskha" e do patim "pache" e significa "passagem". A Páscoa acontece sempre após a primeira lua cheia da primavera, do hemisfério norte, ou seja, é a festa da passagem do inverno, estação do ano onde as flores não nascem e as árvores perdem as folhas, para a primavera, estação do ano onde tudo se renova.

Agora, um pouco de história:
A festa da páscoa era uma festa tradicional pagã - ou seja, sem ligação ao Deus todo poderoso - e cultuava a divindade Ostara, deusa da Primavera, uma bela moça que segura um ovo nas mãos e observa um coelho que pula alegremente aos seus pés (a mulher e o ovo que ela carrega simbolizam a chegada de uma vida nova. O coelho é simbolo da fertilidade).
Na Idade Média era de costume entre todos, decorarem os ovos para festejar a chegada da primavera, ou seja, para festejar a páscoa. Foi apenas no século X, na Europa, que surgiu o costume de trocar estes ovos decorados.
Para os judeus, a festa da páscoa antecedia as festas comemorativas da primavera, a festa dos pães ázimos e a festa do cordeiro imolado. A festa dos pães ázimos era celebrada entre os camponeses para agradecer pela colheita da primavera e a festa do cordeiro imolado era celebrada entre os pastores, também para agradecer por terem uma nova estação fértil.

Vamos agora entender como a religião entra nessa festa...
Seguindo pela Bíblia, a primeira festa da Páscoa aconteceu com a passagem da vida de escravidão para a vida de liberdade dos hebreus, o que ocorre junto à data onde os antigos pagãos e judeus celebravam a páscoa. Torna-se, então, um costume hebreu celebrar a páscoa, na mesma época, após a primeira lua cheia da primavera. Com o passar dos anos e com a vinda de Jesus Cristo, esse costume foi se enraizando entre aqueles povos. Porém com a morte de Cristo, a festa ganhou um novo significado, que é o atual significado cristão da festa: a passagem da morte para a vida eterna de Cristo, a sua ressurreição.

Então, cada um acredita em um dos significados da mesma festa, mas todas elas são a mesma Festa da Passagem! Por isso é que nós desejamos a você, querido leitor, uma Feliz Páscoa! Feliz Passagem! Feliz Primavera (no hemisfério norte)! Feliz Outono (no hemisfério sul)!

Abraços e Beijos! Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário